sexta-feira, 8 de abril de 2011

WEB 2.0

Web 2.0 é um termo criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços na Internet com ênfase na colaboração e partilha de informação. Caracteriza-se por potenciar as formas de publicação, e organização de informação, além de ampliar os espaços para a interacção entre os participantes do processo.

É a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais forem usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva (O'Reilly, 2005).

Desde essa altura, o termo tem sido usado para descrever não só uma serie de conceitos e tecnologia, mas também uma atitude face a essas tecnologias, ferramentas e serviços web. A Web 2.0 potencia a era de Emerec postulada por Jean Cloutier (1975). O receptor é simultaneamente emissor, assumindo um papel activo na comunicação. O Emissor-Receptor comunica interactivamente na Web 2.0.

(Amartino, 2006) Web 2.0 é o momento em que deixamos de usar PCs (como modelo central) e começamos a usar a Internet. A informação passa a estar armazenada em sistemas de elearning, gestores de conteúdo, plataformas colaborativas e outros repositórios. Com o termo Web 2.0, salientamos uma mudança de paradigma sobre a concepção de Internet e as sua funcionalidades.

Muitos web sites disponibilizam conteúdos mas não oferecem serviços aos utilizadores que garantam a interacção e o dinamismo dos conteúdos e das pessoas. No entanto, o uso da tecnologia potencia a existência de uma saber colectivo, alcançado pela interacção dinamica entre um grupo de pessoas que partilha ideias, saberes e conhecimentos.





Sem comentários:

Enviar um comentário